As lições da Greve na UESPI

Estudantes pulam os muros do Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado.

A greve na UESPI terminou e poucas conquistas foram obtidas. Demos nosso posicionamento em um comunicado (Construir a Greve Geral de Estudantes na UESPI), mostrando que sem uma greve de estudantes coordenada por um fórum de alunos, espalhado por todo Piauí, a greve dos professores pouco caminharia. Além disso, sem essa organização, nossos problemas seriam jogados para segundo plano, e nossas forças usadas para defender unicamente a greve e as reivindicações dos professores. 

Durante a greve, os estudantes demonstraram constantemente poder de enfrentamento pela ação direta. Houveram ocupações parciais do Palácio de Karnak e da Assembleia Legislativa do Estado, contando sempre com forte repressão da polícia.

Isso mostra nossa capacidade política de lutar para transformar a realidade e nossa disposição para desafiar os inimigos da educação no Piauí. Mas isso não basta. Precisamos nos organizar para que nossas reivindicações não fiquem dependentes do movimento dos professores, e assim possamos garantir que nossas exigências sejam atendidas.

O Comitê de Propaganda da Rede Estudantil Classista e Combativa acredita que já é tempo de fundarmos coletivos de cursos e oposições por local de estudo na UESPI. Isso mantém a autonomia e combatividade do Movimento Estudantil, livre de "parcerias" com partidos, empresas e governos. Esses coletivos garantirão a participação das bases estudantis nas greves, e manterão uma real aliança entre estudantes e trabalhadores (professores e servidores), independentes entre si, e solidários na luta de um e de outro por uma educação pública voltada para o povo.

Pelas péssimas condições da UESPI é possível que outra onda de manifestações surja em breve, e então, precisamos estar preparados para organizar todos os estudantes e combater os oportunistas que sempre usam a luta como trampolim para as eleições.

FORMAR COLETIVOS DE CURSO NA UESPI!
IR AO COMBATE SEM TEMER! 
OUSAR LUTA, OUSAR VENCER!