Aumentar a passagem é roubar o povo de Teresina!

Comunicado do Comitê de Propaganda da RECC no Piauí | Teresina, 10/Jan/2018
Leia também no Facebook ou baixe o comunicado aqui


O prefeito Firmino filho (PSDB) e as empresas de ônibus atacam de novo a população com um aumento no preço da passagem, saindo dos R$3,30 para R$3,60 a partir de janeiro. Isso significa quase 100 reais a menos no nosso bolso. Esse aumento é pago com nosso trabalho e suor, mesmo sem condições de arcar com mais esse valor: O salário mínimo cresceu 1,81% e a passagem subiu 12,42%.
A péssima qualidade dos transportes e das paradas sem cobertura nos deixam expostos a um sol escaldante, onde  passamos horas esperando  os ônibus  sem lugar para se sentar. E mesmo com essa situação querem aumentar o valor da passagem. Eles dizem que o aumento não nos afeta por que “quem paga nossas passagens sãos os empresários”, o que é uma grande mentira, pois quando  saímos para trabalhar, estudar, ou  queremos visitar algum amigo ou parente, a passagem sai do nosso bolso.

SÓ A LUTA DO POVO GARANTE VITÓRIAS
O ano de  2011 foi marcado pela luta combativa dos estudantes e trabalhadores/as contra o aumento da passagem em Teresina.  A união de um grande  movimento popular contando com mais 30 mil pessoas e táticas combativas, culminou em dezenas de ônibus quebrados e queimados, e só assim conseguiram barrar o aumento.  Mesmo com os partidos eleitoreiros e suas burocracias sindicais e estudantis (PT/CUT e PSTU/CSP-Conlutas/ANEL, por exemplo) tentando levar as  lutas  para o pacifismo sem capacidade de mudar as coisas, apelando para uma justiça que nunca fez nada por nós, ou para reuniões de portas fechadas com o prefeito, o povo não caiu nessa armadilha, pois sabiam que só atingindo o bolso dos patrões e da prefeitura a passagem não aumentaria.

OPORTUNISTAS ACABAM COM O “CONTRA O AUMENTO”
Em 2012 foi a vez do prefeito Elmano Férrer (PTB) ser o carrasco do povo, aumentando a passagem nas férias estudantis. A luta contra o aumento de 2012  foi marcada pela violência policial na Avenida Frei Serafim. Estudantes e trabalhadores/as foram massacrados/as, com 17 pessoas presas e um manifestante perdendo parte da visão.  Naquele ano os oportunistas de partidos eleitoreiros fizeram um acordo de portas fechadas com o prefeito,  e mesmo com a continuidade do aumento, disseram que o movimento foi “vitorioso”. Após o “Contra o Aumento” de 2012, Cássio Borges, Enzo Samuel (ambos do PCdoB) e Deolindo (PT), se lançam candidatos a vereador, usando da luta autônoma do povo, para garantir um lugar no governo.

E A HISTÓRIA SE REPETE...
Em 2013, durante as grandes manifestações, o DCE tentou conduzir as manifestações para a burocracia da prefeitura, tentando participar do Conselho Municipal de Transporte. Essa reivindicação foi prontamente atendida, mas pouco útil para a luta do povo, pois estamos aqui, de novo, lutando contra a máfia dos transportes em Teresina.
O aumento da passagem é mais uma forma de roubar a gente. O Estado e os patrões nos esmagam. Enquanto cada vez mais a desigualdade social aumenta, sendo o Piauí um lugar onde o povo tem menos direitos, a prefeitura municipal mantem um sistema de transporte precário, com ônibus velhos, com pouca frota e com preço acima de outras capitais, garantindo o lucro milionário dos patrões.

COMO BARRAR O AUMENTO DA PASSAGEM?
Qual o motivo do Prefeito aumentar a passagem nas férias? O medo de uma nova onda de manifestações que acerte em cheio os lucros da prefeitura e dos empresários! A saída já foi dada: lutar por todos os meios necessários para barrar o aumento, pois é isso que muda nossa situação. É preciso também construir uma organização independente de partidos eleitoreiros que querem transformar nossas reivindicações em palanque. A tarefa dessa organização é discutir a situação do transporte nos bairros, escolas e universidades, unindo nossos esforços, lutando contra o aumento da passagem e exigindo passe livre para estudantes e trabalhadores/as!


 CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM EM TERESINA!
PASSE LIVRE OU REBELIÃO!