EM DEFESA DOS TERCEIRIZADOS DA UFPI DE PARNAÍBA!

Comunicado do Comitê de Propaganda da RECC no Piauí. Em 30.11.2017
Leia no Facebook ou baixe em pdf


Nós, do Comitê de Propaganda da RECC no Piauí denunciamos e repudiamos a perseguição que os terceirizados do R.U. da UFPI de Parnaíba vem sofrendo. Segundo relatos, os terceirizados sofrem com o assédio moral e humilhações tanto dos técnicos quanto dos alunos. 

Como se não bastasse isso, são um dos mais atingidos com os cortes do governo, que segundo a direção do Campus, não nos afetaria em nenhuma dimensão, mas já vemos cortes de bolsas entre os estudantes e demissões em massa dos terceirizados, o que aumenta a precariedade do trabalho na UFPI.

Recentemente, uma publicação sobre alimentos estragados sendo servidos aos estudantes da UFPI de Parnaíba viralizou e tornou-se pauta de discussão, colocando sob os ombros dos terceirizados a culpa. Nesses debates, em momento algum o verdadeiro problema é levantado: A qualidade da alimentação servida aos estudantes, a falta de trabalhadores equivalente a demanda, a precarização do ambiente e dos instrumentos necessários para um cenário minimamente digno de trabalho, e as consequências desses fatores na saúde dos trabalhadores que recorrentemente, têm adoecido tanto psicológica quanto fisicamente.

Não se fala também, da carga horária extensa de serviço; da inflexibilidade na frequência, já que mesmo nos dias em que o restaurante está fechado, eles precisam estar lá para bater o ponto; da pressão que sofrem por serem terceirizados e das precariedades que são sujeitados para gerar mais lucros aos seus patrões, como não terem seus empregos garantidos e ameaças constantes de demissão por parte da administração do R.U, que coagidos, nem mesmo se defendem das acusações ou se manifestam sobre suas condições de serviço por medo de represálias. 

Nós, estudantes, precisamos entender que se não estamos aliados com os trabalhadores, estaremos aliados com os exploradores, que vivem do nosso suor e que sempre estão em busca de mais dinheiro. Precisamos defender os terceirizados e lutar pela efetivação deles no quadro de funcionários da Universidade, garantindo assim salário digno, direitos e estabilidade no emprego!

TERCEIRIZADO É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO!
IR AO COMBATE SEM TEMER, OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!
CONTRA O AJUSTE FISCAL, CONSTRUIR A GREVE GERAL!
TERCEIRIZADOS, EFETIVAÇÃO JÁ!